Qualidade de Software

pbk.pngTive uma grata surpresa esta semana quando uma antiga cliente, dona de uma pequena distribuidora de livros, me ligou pedindo ajuda. Em princípio pensei que ela queria algum novo serviço, mas qual não foi minha surpresa quando ela me disse que ainda usava o sistema de faturamento que eu havia desenvolvido para ela há 10 anos atrás, ainda em Visual Basic 3 usando banco de dados Access 2.0.

É certamente o sistema mais antigo, desenvolvido por mim, que ainda está em produção, e vale ressaltar que ele não sofreu nenhuma manutenção nesta década de existência. Pensei então que ela ia querer me relatar algum bug, ou até mesmo querer uma nova funcionalidade, quando então tive outra surpresa pois ela me disse que só agora tinha comprado um novo computador, e o técnico que instalou a nova máquina não conseguiu migrar corretamente o sistema e ela gostaria que eu fosse lá botar o bicho pra moer de novo.

Marquei na hora do almoço, e fui pontualmente no pequeno escritório que fica no último andar de um velho prédio na avenida mais movimentada do centro da cidade do Recife. Os mesmos funcionários, a mesma rotina e o velho Pentium montado pelo meu Pai (o velho caprichava) continuava lá firme e forte com o seu Windows 95 que nunca ouviu chiado de modem na vida, quanto mais saber o que era Internet, nem CD-ROM ele tem.

Eu havia me preparado localizando meu primeiro cd de backup datado de 1998, onde achei o código fonte e dei uma olhada na documentação pra lembrar alguns detalhes do programa. Na hora foi mais fácil do que pensei, o técnico tinha realmente feito a parte mais chata que era tirar os 16Mb do banco de dados em disquetes de 1,44Mb e gravado no novo computador e só tive que configurar alguns arquivos INI e copiar uns VBX pra pasta SYSTEM. Pronto, o sistema estava uma bala rodando se nem fazer cosquinha no processador Dual-Core da nova máquina.

Sai de lá com um sorriso no rosto, é bom ver que um filho da gente fez bonito durante tanto tempo e ainda não se aposentou!

4 thoughts on “Qualidade de Software

  1. Até hoje (5 anos) o 7 de Setembro ainda usa o sisteminha que eu fiz em asp hehehe. Tá certo que é uma gambiarra só, mas tá lá firme e forte 🙂

  2. Oi Marcelo, que bom que seu blog voltou, posso afirmar sem medo que é uma ótima leitura diária.
    Fiquei impressionada com a história, isso é que é competencia viu? Parabéns.

  3. Hoje tem software que sai e no outro dia já tem uma atualização. Esse VB é um survivor :). E 16Mb de DB em Disquetes de 1,44 ? Putz..

    Abraços

  4. Eu até hoje ainda uso meu “Personal Orçamentator Budget Professional Tabajara” que escrevi em VB6 circa-1998 e não troco por Money ou Quicken nenhum 🙂 Quando eu tiver coragem vou reescrever migrá-lo para o século XXI.

Os comentários estão desativados.